segunda-feira, setembro 15, 2008

Revezamento traz 19ª e última medalha da natação nos Jogos

Ailim Braz,
de Pequim


Fotos: Geyzon Lenin

O Brasil fez bonito na última prova da natação nas Paraolimpíadas de Pequim. Daniel Dias, Luis Silva, Ivanildo Vasconcelos e Clodoaldo Silva conquistaram a prata no revezamento 4x50m. A equipe espanhola ficou em terceiro. Enquanto os chineses garantiram o ouro com o tempo de 2min33s15, superando o recorde mundial, que pertencia ao Brasil.

Daniel Dias foi o primeiro a cair na piscina. Ele nadou costas e, na troca para Ivanildo, o Brasil já estava com o segundo melhor tempo da prova. Nessa posição, o Brasil se manteve até o final da disputa, quando fechou no tempo de 2min39s31.

A China evoluiu da quinta para a primeira colocação, logo na entrada do terceiro revezador. Com a Espanha, a progressão foi ainda maior. Do sexto, eles subiram para o quarto lugar. E, ao terminarem a prova, a diferença dos espanhóis para o quarteto brasileiro era de apenas 1 segundo e 7 centésimos.

Da equipe verde-amarela, Clodoaldo Silva foi o que completou o percurso em menor tempo, com 34s59. Embora abalado com a reclassificação no início dos Jogos, ele se empenhou para trazer um bom resultado. “É uma alegria e uma satisfação muito grande. Depois da reclassificação, fui obrigado a participar das provas individuais mesmo não encontrando sentido algum para elas. No revezamento foi diferente. Meu intuito era ajudar a equipe, e tenho certeza de que eu contribuí.”

A importância de se trabalhar em grupo também foi mencionada por Luís Silva. Em sua terceira participação em Paraolimpíadas, ele valorizou a importância de cada um na equipe. “Nós quatro nadamos muito bem. Não estamos representando um ou outro atleta, mas o somente o Brasil”, disse.

Depois da premiação, Daniel Dias foi o porta-voz da equipe na coletiva de imprensa. Além de agradecer aos companheiros, ele descreveu o revezamento como “fantástico” e parabenizou a China pela realização dos Jogos, enaltecendo as piscinas do Cudo d’Água. “É uma estrutura fantástica e eles, realmente, estavam preparados para realizar tanto as Olimpíadas como as Paraolimpiadas.”

Nenhum comentário: