segunda-feira, setembro 15, 2008

Marco Aurélio já pensa em Londres 2012

Ailim Braz,
de Pequim


Em Pequim, é difícil não identificar os brasileiros. E quando eles estão nos estádios, parece ainda mais fácil. Se for atleta, então, mesmo nas arquibancadas, já o identificamos de longe, pelo uniforme da delegação. Às vésperas de sua estréia paraolímpica, foi assim que encontramos o lançador de discos Marco Aurélio Borges. Ele assistia à competição de atletismo, no Ninho de Pássaro, e, de lá, nos levou para conhecer os bastidores do estádio, onde só os competidores têm acesso.

Foto: Ailim Braz
Impressionado com o tratamento e atenção oferecidos aos atletas, Marco Aurélio confessa não ter se adaptado bem à culinária chinesa. No período de aclimatação, em Macau, o atleta chegou a emagrecer quatro quilos, por não suportar a comida apimentada. Agora, o lançador vive uma situação inversa: com o peso recuperado, tenta resistir à tentação dos doces, carnes e sanduíches oferecidos na Vila Paraolímpica.

Nos Jogos Parapan-americanos do Rio, Marco Aurélio conquistou o bronze no dardo e no disco. Aos 30 anos de idade, 120kg e 1,92m de altura, ele participa de sua primeira Paraolimpíada. E embora o resultado nesta segunda-feira não tenha sido muito bom – ele marcou apenas 41,53m no lançamento de disco e ficou com a nona colocação –, considera a experiência uma das melhores de sua vida.

“O paraesporte tem revelado atletas de nível muito alto. Eu comecei no atletismo há dois anos, e chegar até aqui, tão rápido como foi, já é uma grande conquista”, disse.

Nos últimos dias antes da prova, Marco Aurélio reduziu a intensidade dos treinos e preferiu estudar o desempenho dos concorrentes. Por isso, a marca dos outros atletas não o surpreendeu. “Eu esperava ver até um novo recorde mundial, mas nunca descartei a possibilidade de trazer uma medalha. Imagino o dia em que será comum atletas olímpicos e paraolímpicos disputando juntos uma mesma prova”, afirma o lançador, referindo-se ao preparo dos desportistas.

Depois da experiência nos Jogos de Pequim, Marco Aurélio se prepara para Londres. “Esse era o meu foco desde o início. E tenho certeza que a participação em Pequim me ajudou muito nesse sentido. Voltarei para o Brasil uma outra pessoa”, contenta-se.

Nenhum comentário: