quarta-feira, setembro 17, 2008

Brasil ganha o ouro em cima da China

Foto: Geyzon Lenin
Camilla Sanches e Geyzon Lenin,
de Pequim


O futebol de cinco para cegos conquistou sua segunda medalha de ouro paraolímpica por 2x1 no último dia de competições em Pequim. A equipe brasileira sofreu para derrotar os anfitriões que saíram à frente no placar. Ricardo Alves sofreu um pênalti, mas Severino Silva, o Bill, não converteu. O Brasil dominava a partida, porém, aos 24 minutos do primeiro tempo, Yafeng Wang marcou para a China.

Mas a alegria chinesa durou pouco. Ricardinho fez uma bela jogada e empatou a partida aos cinco minutos do segundo tempo. O atleta ficou com a vice-artilharia do campeonato. “Estamos aqui para defender o país e fizemos a nossa parte. Não é a toa que o nosso futebol é uma potência, é fruto de muito trabalho e dedicação”, garantiu o jogador.

A China tentou parar de várias maneiras o time brasileiro. Primeiro o chamador chinês, que fica atrás do gol para orientar os atletas, segurou o goleiro brasileiro. Sem sucesso, o time da casa apelou para a violência. Foram cometidas seis faltas no total. O permitido são cinco. Com pouco menos de trinta segundos para acabar a partida, Marcos Felipe, bateu o tiro livre e fez o gol da virada brasileira.

“Demos o nosso máximo. É muito bom ganhar dos donos da casa”, disse Marquinhos que dedicou a vitória à nação brasileira. Também medalhista de ouro em Atenas, João Batista acrescentou: “Os chineses não desistiram do jogo, eles lutaram até o final. Garantir o título contra um adversário que valorizou o nosso time é melhor ainda”.

A Argentina que tem o artilheiro da competição, Silvio Velo, com seis gols ficou em terceiro lugar. Eles conquistaram o bronze depois de empatar com a Espanha no tempo regular. Nos pênaltis venceram por 1x0.

Nenhum comentário: