segunda-feira, setembro 15, 2008

Final histórica para o tênis de mesa

Camilla Sanches,
de Pequim

O tênis de mesa por equipe levou a medalha de prata na manhã desta segunda-feira (15), em Pequim. A dupla brasileira formada por Luiz Algacir e Welder Knaf, classe C3, perdeu para os franceses Jean Phelippe Robin e Florian Merrien por 3 sets a 1.

Na semifinal os brasileiros derrotaram os donos da casa, já um excelente resultado segundo o chefe da delegação brasileira, Alberto Martins: “A China tem tradição nesta modalidade. Foi uma grata surpresa e superou as nossas expectativas”, disse.

Na melhor de cinco, a França venceu por de 3 sets a 2 o primeiro jogo. Logo em seguida, Welder empatou para o Brasil com o mesmo placar (3x2). Porém, na disputa de duplas o Brasil perdeu por 3 sets a 1. Para finalizar, Luiz Algacir não conseguiu impedir que o francês Florian Merrien vencesse os três sets finais.

Agacir que está estreando em competições paraolímpicas considera que o apoio da torcida brasileira foi muito importante no jogo. Para ele a conquista vai permitir que mais pessoas prestem atenção no esporte no Brasil. Em sintonia, Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, lembra que foi uma evolução bastante rápida no esporte. “Há dois anos, no campeonato mundial em Motreux, não vencemos um simples set, mas agora temos no nosso time o 4º e o 5º melhor jogador do mundo”, avaliou.

Para o Secretário Geral do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parson, as conquistas inesperadas compensam medalhas que não vieram: “Algumas modalidades têm nos surpreendido. A bocha foi uma delas e agora o tênis. Vencer dos anfitriões, considerados como a grande potência do tênis de mesa, foi um feito importantíssimo. Chegar a final já foi uma grande vitória”, disse ele.

Nenhum comentário: