terça-feira, setembro 16, 2008

Lucas Prado é 100% ouro

Fotos: Geyzon Lenin
Geyzon Lenin,
de Pequim
Lucas Prado conseguiu chegar ao seu terceiro ouro em três provas que disputou nas Paraolimpíadas de Pequim. Nos 400m de hoje (16), o atleta ficou no lugar mais alto do pódio com o tempo de 50s27. Em segundo ficou o angolano José Armando detentor do recorde da prova. O bronze ficou o ucraniano Oleksandr Ivaniukhin.

Cansado no fim da prova, Prado não conseguiu nem falar sobre a vitória. Segundo o guia do corredor, Justino Barbosa, a fadiga é normal, porque a prova é uma das mais desgastantes para o atleta que é velocista.

“O sentimento é de dever cumprido. Conseguimos fazer um boa prova e o nosso objetivo, o ouro”, disse o guia que completou: “Poderiam ser quatro ouros, se os chineses não tivessem nos desclassificados no revezamento 4x100m”. Lucas Prado foi desclassificado no revezamento, porque seu guia teria o ajudado durante a qualificação.

O corredor brasileiro terminou sua participação nesses Jogos com 100% de aproveitamento. Nas três prova que disputou o atleta chegou em primeiro lugar. Nos 100m quebrou o recorde mundial com 11s19 e nos 200m quebrou o recorde paraolímpico com 22s71.

Mesmo sem Lucas Prado, o revezamento brasileiro conquistou a prata. André Luiz, o mais emocionado ao final da prova, foi quem abriu os 4x100m. Depois o veio alagoano Yohansson Nascimento que dedicou a vitória ao brasiliense Antonio Delfino Neto que não pode competir. Em seguida Claudemir Santos, o substituto do candango, passou o bastão para o jovem Alan Oliveira.

O paraense Alan Oliveira fechou a prova em 45s25. “Estou muito feliz por participar da minha primeira Paraolimpíada e ganhar uma medalha”, disse o atleta que competiu com duas próteses que custaram US$ 10mil, cada uma. Em terceiro chegou a equipe da Austrália, 55 milésimos depois do Brasil. O ouro foi para os americanos que terminaram o revezamento com o novo recorde mundial, 42s75.

Nenhum comentário: