quarta-feira, setembro 17, 2008

Despedida prateada na maratona

Foto: Geyzon Lenin

Luciano Franklin
de Pequim

Cinco atletas representaram o Brasil na maratona, última prova do atletismo paraolímpico.Tito Sena, da categoria T46, foi o brasileiro com o melhor resultado. O corredor terminou em segundo lugar, atrás do mexicano Mario Santillan, que levou o ouro e ainda bateu o recorde mundial com o tempo de 2 horas e 27 minutos. O bronze ficou com o italiano Walter Endrizzi.

Os 42 quilômetros da competição contemplaram pontos turísticos de Pequim como Templo do Céu e varias áreas residenciais da cidade. A largada aconteceu na praça da Paz Celestial (Tian'anmend) e, como nas Olimpíadas, a chegada foi no Estádio Nacional, o Ninho do Pássaro.

Ozivan Bonfim e Moisés Neto disputaram na mesma categoria de Tito Sena e ficaram na quinta e nona classificação respectivamente. Mesmo assim, os brasileiros comemoraram intensamente por completarem a prova.

Com o resultado, Tito Sena com a bandeira enrolada ao corpo vibrou com os torcedores por sua colocação. O maratonista manteve o ritmo do início ao fim, fez uma boa prova. "Não foi fácil. Há muitos competidores na maratona, mas me senti bem durante todo o caminho e mantive o ritmo", contou.

Sena treinou quatro horas por dia durante muitos meses para alcançar uma vitória na China, e por pouco não ficou em primeiro. "Eu pensei que poderia ganhar, estava muito perto do mexicano, mas infelizmente não consegui ultrapassá-lo. Esse é meu melhor resultado numa paraolimpíada" diz o atleta que dedicou a medalha a família e a esposa e em especial ao filho que perdeu em um aborto espontâneo.

Apesar do cansaço visível, todos os atletas que chegavam para completar a prova se confraternizavam e eram bastante ovacionados. Moisés ao chegar ao Ninho, ajoelhou e virou para torcida repetindo várias vezes o gesto de encostar a cabeça ao chão, como se fosse uma reverência, e foi correspondido com muitos aplausos.

Alex Mendonça foi o último brasileiro a chegar no estádio, ficando em 17 lugar.Aurélio Santos não completou a prova. eles competem na categoria T12, para deficientes visuais.

Nenhum comentário: