terça-feira, setembro 09, 2008

Natação brilha no Cubo D'Água

Camilla Sanches e Geyzon Lenin,
de Pequim

Foto:Geyson Lenin


Daniel Dias é o maior medalhista de ouro da delegação brasileira até o momento. Sua terceira medalha veio nos 200m livre. "Eu era considerado favorito nesta prova, só fiz minha parte e briguei pelo resultado", afirmou o nadador.

Além do pódio, Dias quebrou mais um recorde mundial com o tempo de 2min32s32. Ele chegou com uma vantagem de 6s56 para o segundo colocado, o espanhol Sebastian Rodriguez. Ainda assim, não desmereceu o adversário: "Não foi uma prova fácil, treinei pra caramba", desabafa.
O recordista ressaltou ainda a importância do nadador Clodoaldo para o esporte paraolímpico. De acordo com ele, a natação não teria a visibilidade que tem não fossem as seis medalhas de ouro conquistadas pelo "tubarão olímpico" nos Jogos de 2004.

Clodoaldo competiu na mesma prova e ficou em quinto lugar. O ídolo das Paraolimpíadas de Atenas declarou que seu desempenho nas provas continua o mesmo, tanto que tem mantido seus tempos. "Se estivesse na minha antiga classe poderia até ser ouro", disse o atleta que assegura que seus resultados não são nenhuma em forma de protesto. "Contra a deficiência não há como lutar", explicou fazendo referência aos atletas da sua atual classe.

Segundo ele, a maioria dos competidores da classe S5 são amputados e, por isso, levam vantagem. E o atrito de seu corpo com a água é maior, pois possui todos os membros e isso o torna menos competitivo nesta categoria.

Na prova dos 100 metros livre, o carioca André Brasil ganhou sua segunda medalha de ouro. Com o tempo de 51s38 voltou a bater seu próprio recorde mundial. A antiga marca era de 52s35. O atleta ainda competirá em mais seis provas. "Eu não quero me igualar ao Michael Phelps. Ele fez história aqui e eu quero fazer a minha", ponderou André se referindo à comparação feita entre ele e o maior atleta olímpico de todos os tempos.

Foto:Geyson Lenin


Apontado como sucessor de André, Phelipe Rodrigues, de apenas 17 anos, disputou a mesma prova e garantiu uma dobradinha brasileira no pódio. O canadense Benoit Huot ficou em terceiro.

Nenhum comentário: