quarta-feira, setembro 17, 2008

Integração de PNE à cobertura merece destaque

Às vésperas do Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), Jogos Paraolímpicos se encerram hoje, com experiência exitosa de integração no Projeto UCB Beijing

Lucio Jad,
de Brasília


Mais uma edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos se vai e com ela se encerram também os trabalhos de cobertura jornalística. Conseqüentemente podemos considerar quase concluída esta segunda fase do Projeto UCB Beijing; quase, uma vez que ainda há uma equipe em solo chinês e é fundamental que chegue bem “em casa”, para, aí sim, colocar- se um ponto nesta etapa.

Há quase dois meses, a Universidade Católica de Brasília, junto com seus parceiros, veicula notícias sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim, produzidas por uma equipe de alunos, ex-alunos e professores da própria universidade, diretamente da capital chinesa, mas também a partir de uma equipe de apoio, que atuou, aqui mesmo em Brasília, na base da cobertura.

Quem participou, pôde desfrutar as maravilhas e as dificuldades profissionais da comunicação “de verdade”. Além de tudo, os idealizadores do projeto resolveram apostar na inclusão de portadores de necessidades especiais no trabalho, buscando alternativas para aproveitar da melhor forma suas qualificações, mantendo o alto nível do processo.

Coincidentemente a festa de encerramento dos Jogos Paraolímpicos será na véspera do dia do deficiente, e em vez de um “tapinha nas costas”, a UCB preferiu dar-nos (já que – juntamente com Jailson Kalludo – sou um dos PNEs escalados) a chance de mostrarmos nosso valor. Então, aqui vão meus parabéns à instituição que cuida não só da formação de seus alunos, mas também prima pela inserção social e profissional dos mesmos.

Quando se encerrarem as notícias olímpicas, o êxito da cobertura – que inclusive já é premiada – será fato consumado. Ficarão apenas os laços de amizade, companheirismo e a vontade de fazer parte de outros processos de aprendizagem do gênero, pois, tendo em vista o histórico do melhor curso de comunicação do Distrito Federal, é provável a continuidade dessas bem sucedidas iniciativas acadêmicas.

É com orgulho que fecho minha participação e, em um último comentário, gostaria de dar uma medalha de ouro aos alunos e professores que estiveram juntos na busca da informação para transformá-las em notícias.

Nenhum comentário: